Saio de casa já tarde , depois das 23.00 , chego à beira-rio no preciso momento em que o primeiro foguete é lançado. Já não me recordo a última vez que fui ao S.João, seria miúda decerto, portanto já foi há muitos anos.
O plano era encontrar-me com os outros Couch-Surfers em frente ao Peter Café. Grande confusão, chego e pergunto pelo Miguel (CS) e um dos sócios do Peter. O Miguel apresenta-me de imediato outros Cs's e por ali fico à conversa.Esta experiência é muito recente, apenas me inscrevi no sábado passado e pelo que sei e me foi dado a conhecer é muito mais do que emprestar um sofá a alguém, geralmente estrangeiros, durante uma noite ou outra e assim poderem viajar com orçamentos muito mais reduzidos. Ser Cs é acolher pessoas e mostrar a cidade, trocar conhecimentos, conhecer culturas etc etc etc. Evidentemente conto fazer algumas viagens pela Europa desta forma, ainda que não o queira fazer sozinha. Veremos.
Tenho de confessar, ir ao S.João, passar a noite na Ribeira e de seguida em Miragaia, fez-me muito bem ao ego. Conhecer pessoas assim desta forma massiva é algo novo e foi uma experiência muito interessante, aconteceram várias coisas curiosas ao longo da noite, não só dentro do CS mas naquela multidão imensa de gente. Senão vejamos, uma miúda diz-me que sou parecida com a Diana Krall, outro sussurra-me ao ouvido que sou linda, variadíssimas pessoas falaram -me em inglês, outro pergunta-me a minha nacionalidade ao que eu respondo portuguesa ao que ele retorqui não, e eu concordei não, sou russa e ele ficou muito mais satisfeito, dois miúdos posam para uma foto junto ao rio e trocámos e.mails ( engraçado que no Santo António em Lisboa aconteceu-me a mesma coisa, mas desta vez uma miúda em pose junto a manjericos a Elsa Pires, Pires de praia lol ), encontro com um amigo que me acompanhou pelo resto da noite, e mais outro que já não via há algum tempo e que fez o favor de reparar em tudo que em mim que estava diferente ;) e tantas trocas de olhares , cruzes, tantas trocas de olhares !
Saint John rules :)
Este ano fui ao Santo António a Lisboa, fui ao São João e irei ao São Pedro (Afurada)...vai ser a tripla, para compensar anos e anos sem ir a nenhuma lol. Todas estas festas são diferentes, no Porto temos o martelo,o alho-porro e os balões a marcar a diferença com Lisboa, mas ambas à sua maneira são uma excelente oportunidade de "passear" a cidade. A pé,claro está.