sábado, 28 de fevereiro de 2009

Fantas - Palermo Shooting #14


Wim Wertens realiza um filme sobre a morte. Ou sobre música. Saliento a fantástica banda sonora, que acompanhou activamente todo o filme. A personagem principal ouvia música de auriculares e achei fantástica a introdução das músicas ao longo da história, aliás foi a única coisa que não me deixou adormecer. Achei o filme demasiado arrastado para ser visto por alguém que anda há 2 semanas a dormir 5 horas por noite. Ainda assim saliento a fotografia, e espero poder rever este filme noutras circunstâncias.



1. Grinderman – Dream (Song For Finn)

2. Get Well Soon – Busy Hope

3. Portishead – The Rip

4. Irmin Schmidt – Score 1 Accordeon

5. Iron & Wine – Freedom Hangs Like Heaven

6. The Long Winters – (It`s A) Departure

7. Calexico – The Black Light

8. The Velvet Underground – Some Kinda Love

9. Thom – Beds In The East

10. Monta – My Impropriety

11. Irmin Schmidt – Score 2 Das Fresco Thema

12. Beirut – Postcards From Italy

13. Fabrizio De André – Quello Che Non Ho

14. Jason Collet – We All Loose One Another

15. Bonnie Prince Billy & Matt Sweeney – Torn & Brayed

16. Sibylle Baier – Let Us Know

17. Irmin Schmidt – Score 3 Cello

18. Rosa Balistreri – Quannu Moru

19. Grinderman – Song For Frank

20. Beth Gibbons & Rustin Man – Mysteries

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Fantas - Eden Lake #13

Muito aguardado. Gostei bastante, teve partes que impressionaram um bocadinho, dei alguns saltos na cadeira e por pouco não agarrava a pessoa ao meu lado ufff :) Um Thriller com a fórmula certa.

Curiosamente ambos os filmes de hoje abordaram a temática dos comportamentos em grupo, e da forma como o grupo influencia o indivíduo .

Fantas - Exodus #12

Este filme é interessante do ponto de vista da história, alguém decide isolar numa "Dreamland" todos os membros da sociedade considerados inferiores, com comportamentos desviantes, raças minoritárias ou criminosos. Estes vivem num gheto até que se decidem rebeliar em busca da liberdade.
Um filme sobre comportamentos humanos, o homem em sociedade, o que o impele a determinadas acções.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Fantas - The Escapist #11

Com a participação de Brian Cox (ao meio) e de Seu Jorge (1º direita), um filme muito interessante com avanços e recuos constantes na acção. O que parecia um filme "certinho"(uma fuga da prisão), afinal acaba por se tornar uma surpresa, lá mais para o final, depois de uma certa notícia transmitida com olhares e lágrimas. Vejam!
Este foi o meu 11º filme de Fantas(ufff), quarta vou fazer uma pausa, espera-me a minha 1ª aula de alemão :)



Quinta : Exodus (21.15) e Eden Lake (se não estiver cansada e se tiver companhia porque sendo "o" triller do ano parece-me demasiado violento para andar sozinha a seguir uiui ui 23.45)

Fantas - Astropia #10

Um filme divertido, pelo mundo do RPG (role playing game) um jogo que não me importava de experimentar. Gostei bastante do filme, da realidade versus fantasia. http://pt.wikipedia.org/wiki/Role-playing_game (sobre o jogo)

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Fantas - SexyKiller #9

Uma mulher,estudante de medicina, que mata com grande estilo, leia-se de saltos altos. Filme com muito sangue de certa forma "anulado" com as muitas piadas. Durante a sessão imaginei o mesmo filme mas com uma grande carga dramática. Teria ficado igualmente engraçado.

Um bom filme para quem se quiser iniciar no "Fantas concept". A violência anulada pela comédia ajuda a que não se sinta demasiado aquele impacto do horror.Um tempo bem passado.
Um escorpião propôs a uma rã que ela o levasse em suas costas até o outro lado de um riacho, mas esta conhecia a má fama que acompanhava escorpião, e por isso perguntou desconfiada:
- Como eu posso ter certeza de que você não me vai matar?

- Asneira você ter medo de mim, porque é evidente que se te matar, também morrerei.
- E quando chegarmos ao outro lado?

- Aí, então, eu estarei tão agradecido pela sua ajuda, que com toda a certeza não pagarei com a morte a gentileza recebida.

A rã ficou convencida e permitiu que ele se acomodasse em suas costas, mas quando chegaram ao meio do rio, e o passageiro se deu conta de que por depender de alguém ficaria devendo um favor à nadadora, ele não se conformou: ergueu o ferrão e a feriu de morte.
Ao sentir a dor da picada, a rã perguntou ao escorpião por que ele havia feito aquilo, pois os dois iriam morrer, e este respondeu:

- Não pude evitar. Essa é a minha natureza.


E como isto se poderia aplicar a tantas outras coisas !

Fantas - Moscow,Belgium #8

O filme começa com um acidente. Dois perfeitos estranhos conhecem-se.

Ela, 43 anos, o marido trocou-a há 5 meses, 2 semanas e 2 dias (se bem me recordo) por uma mulher mais nova uns 20 anos.

Ele, 29 anos ,camionista com sentido de humor e muitas idas a Itália, ex-condenado por ter agredido a mulher devido à traição descoberta e ajudado pelo alcool.

Ela,mãe de 3 filhos aguarda que o marido se resolva a voltar a casa, espera-o pronta a perdoa-lo. Situação que se mantêm até ter conhecido o Johny,que a faz renascer como mulher.

O marido com a crise de meia idade, um gajo patético, que quando descobre que a mulher tem namorado, e quando se apercebe que não tem pedalada para uma míuda de 22 anos, resolve voltar para casa e ter uma vida calma.
Gostei bastante do filme, muito mais complexo do que parece à primeira vista. As traições, as novas oportunidades, o perdão, os recomeços. A prova que as pessoas mudam. O sofrimento que justifica novas escolhas. O arriscar, e por fim a felicidade fundamentada por toda uma experiência de vida.

Penso che la rende una buona scelta e vivere felici per sempre!


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Fantas - The Wrestler #7

Sala cheia para assistir a este. Parece que já está tudo dito, o M.Rourke esteve muito bem na representação. Não aprecio este gênero de luta, mas a história passa-se sobretudo fora do ringue. A história do filme é batida, já tinha visto este filme antes, if you know what I mean, mas tiro o chapéu ao M.Rourke.

Aproveitei para comprar o Suicidio Encomendado, filme que adorei ver o ano passado, com o patrocínio da pasta Couto (quem esteve lá, sabe do que falo)


Amanhã : Moscow (21,15) e talvez o Sexykiller (23.15)

Fantas - The Chaser #6

Este filme impressiou-me bastante. Terá sido o que mais gostei até agora. Nos meandros da prostituição, de um ex-polícia que se tornou chulo e de um assassino com gosto para a bricolage , desenrola-se um filme com ritmo, algum humor e que nos prende até ao final.



Fantas - Takut faces of fear #5

O produtor 1 , as histórias 6, e os realizadores 7. Assim surge o 1º filme de terror indonésio. Gostei especialmente da "Dara", a cozinheira que usa carne humana com direito a matadouro caseiro (1ª imagem). Filmes com bichos como aranhas e sangessugas fazem-me muita impressão,fico logo com comichão.Coisas de gaja :)

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Fantas - The unborn #4

Um suícidio e uma maldição. Um espírito que quer nascer. E finalmente um exorcismo.

Para hoje,domingo : Takut(19.oo); The Chaser(21.15);The Wrestler(23.15) Curiosamente vou ver estes filmes com 3 pessoas diferentes :p

Fantas - Vanaja #3

Vanaja é uma menina de 15 anos de uma casta inferior com o sonho de se tornar dançarina. Tendo a obrigação de tomar conta do pai,começa a trabalhar na casa da "senhoria" onde descobre que a vida dela não será fácil.

Um filme bonito, que ganhou diversos prêmios internacionais, ainda que nunca tenha estreado no país de origem. Talvez por o realizador ser novato e pelos actores não serem os conhecidos. Ironia.


sábado, 21 de fevereiro de 2009

conhecer pessoas

Como se conhecem pessoas? Como passámos da troca de olhares à troca física de vozes, sons, suspiros, opiniões e descobertas? Já tenho discutido este assunto com amigos, homens e mulheres e chegámos à conclusão que é um pouco difícil que isto aconteça de uma forma simples e descomplexada.
Eu nunca conheci ninguém num bar nem numa discoteca, conheci uma vez uma pessoa à porta de um wc de uma casa de banho, tinha-me seguido desde a mesa ao lado da minha e confesso que foi muito excitante, aquela coisa de escrever o nr de telefone num guardanapo, a troca de olhares anteriores, os sorrisos, enfim.... a história continua mas agora não interessa nada eheheh.

O comportamento "caçador-presa" em que o homem é naturalmente o que caça ( não ler isto com sentido depreciativo) começa a cair em desuso, uma vez que as mulheres reinvidicam cada vez mais para si essa parte activa. Elas sabem cada vez mais o que querem e vão atrás, os homens uns assustam-se e fogem,não conseguem lidar com personalidades decididas, outros acham-se o máximo , vangloriam-se e não perdem a oportunidade de aproveitarem (aqui ler no mau sentido) sem perceberem ,coitados, que a pessoa que tomou a iniciativa pode ser tudo menos superficial, nem oferecidas, apenas uma pessoa que viu uma oportunidade de conhecer alguém potencialmente interessante . Mas se assim é, também não interessa,problema resolvido.

Volto à questão inicial, como se conhecem pessoas digámos, homens inteligentes, que sabem que a igualdade de direitos existe, que não são preconceituosos . Esses sim, gostava de saber como se conhecem. Ponho um anúncio, espero que me bata à porta,tomo a iniciativa tipo tentativa-erro?

Vivemos numa sociedade em que as pessoas se isolam cada vez mais atrás de um computador e de uma ligação à internet, eu sei, eu estou aqui também. Conheço cada vez mais pessoas que estão sozinhas, sem um companheiro, uma namorada, porque há um medo crescente de falhanço e a única forma de o evitar é nem sequer tentar. Eu sei, ou devia saber. Ainda não atingi esse ponto do descrédito total mas estou lá muito perto. Sinto-o.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Fantas - Breaking and Entering #2

Como li algures, este é um filme sobre segundas oportunidades. A segunda oportunidade de um local, a segunda oportunidade de um país, a segunda oportunidade de um refugiado, a segunda oportunidade de o Ser Humano ser humano, a segunda oportunidade de um amor.





Isto é tudo muito lindo, mas estou com muita ânsia de ver um filme à Fantas !!!
Daqueles de saltar na cadeira. De chegar à garagem e olhar para todos os lados durante o trajecto que separa o carro do elevador, sempre à espera que a qualquer momento salte alguém ou alguma coisa da sombra! uiii medo, tenham medo ;)

“If you could measure how far we are from where we need to be, would you say we’re a long way?”ROBIN WRIGHT PENN (Liv)

“There’s a part of me so dark that sees that circle as a cage.”JUDE LAW (Will)

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Fantas - Dark City #1


Foi a 1ª vez que vi este este filme muitas vezes comparado a Matrix, mas achei-o muito mais visual e intenso (não sou fan confessa de Matrix,admito).
O filme começa com o "nascimento" de alguém que não tem memória alguma, que adquiriu os mesmos poderes de umas criaturas que tentam aprender e perceber a alma humana para se salvarem da extinção.
Os seres humanos eram injectados com compostos de memórias, verdadeiros cocktails com passados diferentes dos reais , experiências feitas por um médico, que acaba por ter consciência e ser parte activa no final (feliz,claro está). Foram quase 2 horas de filme numa tela praticamente escura.
Eu gostei bastante do filme e não está nada mal para o meu arranque de Fantas (com um dia de atraso, mas já tinha visto o Blade Runner e o The Island.)

Os filmes para quarta-feira : Ensaio sobre a cegueira (21.15) que eu já vi e Immortel (23.30).





a (minha) morte

Sonhei que tinha morrido e que nenhum amigo tinha dado conta do meu desaparecimento.
Hoje durante o dia pensei bastante sobre isso, e cheguei à conclusão que é relativamente fácil que essa situação de facto aconteça na morte real.
Se a minha morte acontecesse hoje, como reagiria a minha família? Pegaria no meu telemóvel (que não tem códigos,nem pin's) e percorreriam a lista de A a Z avisando toda a gente....ou não fariam coisa alguma. E como seriam as reações,ouviriam muitos ....Paula quem, não conheço? O meu telefone tem centenas de contactos, muitos nem sei já quem são.
Devíamos trazer connosco ou ter em casa uma lista de pessoas a contactar em caso de acidente permanente? É verdade que as más notícias correm depressa? Já me tem acontecido saber da morte de outros, por exemplo colegas da faculdade muito tempo depois, mas e qual é o impacto deste atraso? Nenhum! As vivências são muitas vezes distintas, as pessoas cruzam-se em determinadas alturas da vida e separam-se de igual forma.
Resta-me pensar que em vida dei a atenção devida a cada um deles, ainda que não tenha sido a suficiente.
Que diferença me fará a mim depois de ter ido? E que diferença lhes fará a eles saberem mais cedo ou mais tarde, ou não saberem de todo? As vidas continuam de forma independente, seguindo o seu rumo sempre com vista no futuro, nunca no passado.
No outro dia em conversa disse a uma espertinha de 6 anos que queria ser cremada, ela naturalmente sabe o que é a morte, mas não sabe o que é ser cremado e pergunta-me ó tia e depois o que é que eu faço com o teu corpo ? desde logo, realço o facto de ela tomar a si essa missão e gostava de desaparecer, como se nunca tivesse existido, ficaria apenas em lembrança na memória de quem me conheceu, até ao dia que todas essas pessoas desaparecerem também e puff...não serei mais nada!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Festival para Gente Sentada , 13 e 14 Fev

Chuck Prophet
Chris Ekman

Giant Sand - a grande surpresa da noite


Russian Red



Manel Cruz - a grande desilusão da noite




Josh Rouse - Fantástico como sempre.





segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

quem quer ser bilionário?

Confesso que apenas pelo nome não ía ver o filme.
A India é um país que me fascina à distância. Este filme está no meu Top3 dos filmes que já vi em 2009 e foram alguns. Gostei bastante e recomendo a todos.


sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Milk


Um filme ainda muito actual nos dias de hoje. Excepcional interpretação do Sean Penn!

Jantar no Chez Moi



Mais um fantástico jantar no Chez Moi , uma das minhas amigas ficou doente e não veio. As melhoras Mac ;)



O menu desta vez foram uns bifes com verduras chinesas preparadas no Wok, e arroz basmati à crioula . Para sobremesa mais uma fantástica sobremesa preparada pela Alexia.








quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Viola arranjada :)


A viola já cá canta :) Descobri este site que partilho que me parece perfeito para pessoas que querem aprender www.tuguitarras.com

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Cathy II


Tenho alguns livros da série Cathy, aos quais acho imensa

piada. Estas duas tiras são apenas um exemplo deste humor muito bem conseguido.

(carregar para ler)

Cathy I


(carregar para ler)