quinta-feira, 8 de outubro de 2009

a andreia morreu

Faz hoje um ano que a Andreia morreu. Não o saberia se não tivesse sido avisada, é demasiado conhecida a minha fraca memória para datas e acontecimentos e coisas inutéis. Disseram-me que sim, através de um simples parabéns com reticências,num email lido numa fila de carros, num qualquer itinerário principal. Rostos cansados no carro ao lado, no carro atrás. E eu? Eu li, fiz um retrocesso e recordei o que não consigo esquecer ainda que não saiba quando foi.




Com esta informação atirada ao ar com sarcasmo , senti-me encolher e desejei que o tempo tivesse alterado para que a morte da Andreia nunca tivesse existido - não desta forma - parva, estúpida e desleixada. Perdida na noite impôem-se um recomeço. Foi há 1 ano atrás. Podia ter sido há 6 meses apenas, a história é a mesma ainda que não semelhante, o desfecho , a morte existiu.


E no entanto, eu estou viva.Penso em alguém que não está longe, alguém que me apetece. E se não fosse pela lembrança da morte da Andreia - tão estupidamente atirada ao vento, com as reticências parvas, estaria mais calma, serena e pronta.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

parem lá o Mundo outra vez

Há uma grande probabilidade de me estar a apaixonar. De maneira diferente. Igual às outras e ainda assim a pensar que não.
Como começam as coisas, como acabam, como aumentam e como se invertem? Que interessa.
A sensação é boa e isso é apenas a única coisa que importa.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Diário de Viagem - Dia I

Algures no ar depois de apenas meia hora de voo. Para trás ficou o aeroporto de Lisboa. Ao meu lado duas cadeiras vazias, viajo sozinha. Do outro lado do corredor dois míudos vestidos de preto, viajam sozinhos. Um deles tenta adormecer o outro ouve música de um ipod pousado no colo ao lado de uma máquina fotográfica toda catita. Não falam e eu escrevo.




São três ( drei ) horas de viagem, algures o tempo acelerá num ápice e o fuso horário alterará para mais uam hora. Gostava de saber o momento exacto mas não me parece que seja uma prioridade para quem quer que seja.




Este é o Gil Vicente, o dos autos, o da barca, o da moeda para a passagem. Se não fosse meu desejo a cremação, seria concerteza a vontade de levar uma moedita (just in case ). Assegurem-se que estou mesmo morta se faz favor. O burn in hell não faz parte do meu imaginário.




Escrevo enquanto lá fora as nuven passam., o sol a bater na janelinha oval, a máquina fotográfica de viagem no fundo da carteira e eu com preguiça de registar o momento. Tenho tempo. Temos sempre tempo, até um dia em que o deixaremos de ter mas cuja perca tanto faz como tanto fez.




O voo Porto-Lisboa foi de 35 minutos, a aterragem do Capitão Melo Correia foi ligeiramente inquietante, o senhor é uma simpatia e foi logo perdoado. O pedido de desculpa foi bem humorado e simpático. Afinal a culpa é das recentes obras e o piso ainda não está comme il fault.




Não gosto de viajar sozinha, embora seja o pão nosso de cada dia. Sexta um amigo tem um exame muito importante nota mental enviar um email do gênero break a leg, ou tu consegues , ou vê lá se fazes isso de uma vez por todas.




Amanhã é o dia 9.9.9. as coisas de quem e lembro de escrever quando tenho tempo. A minha cabeça é inundada de vagas de nada e de tudo, como o mar que enrola na areia, como é que era mesmo a música? Ninguém sabe o que ele diz, enrola na areia e desmaia…porque se sente feliz?




Cabeças impacientes olham para trás , fome. Muita fome. Mastigo uma chiclete ( já cansada de mexer os maxilares ) A criança atrás de mim já foi servida . É mesmo uma criança. Cheira bem, será verdade o que dizem que com foma marcha tudo?




- fome de comidinha




Hoje recebi uma sms engraçada, informei uma amiga que ía uma freira no avião. Ela responde-me, que fixe, mete conversa com ela e tenta saber como é que se safa sem homem ! Eram conselhos preciosos de certeza. A não seguir mas ….não deixam de ser conhecimentos adquiridos.




Comi . Lombo de porco assado, provavelmente comida tamanho único desta transportadora. Se a memória não me falha. As hospedeiras falam comigo em português, ohhh como sinto falta das minhas madeixas loiras, ohhh como gostava de passar despercebida na terra dos brancos, loiros e puros, que raça magnifica ! Sim , é com ironia.




Trabalhar contigo está a dar cabo de mim, é a minha leitura de viagem. Um livrinho co-escrito por uma psicoterapeuta que pretende ser um manual que vai –me ajudar a libertar-me das armadilhas emocionais no trabalho e ensinar a dirigir ( deve ser mais digerir) personalidades problemáticas e comportamentos pertubadores. E ó céus como eu preciso ! Um livro em que estou a apostar bastante . Sim, também é com uma certa ironia.




Lá fora escurece – um momentinho para uma foto – são 20.14 hora local no 18A. Lá à frente desconheço o fuso.
Espero que o meu motorista desta semana , vulgo taxista, de seu nome René Bauer , não se tenha esquecido de mim, e das chaves do Hotel, porta entrada e do quarto número 1, quem sobe à esquerda ( Obrigada Kerstin pela atenção aos pormenores ). É engraçado mas naquela cidade ( onde já estive em Janeiro se bem se recordam) os hotéis são tão acolhedores e caseirinhos que não têem recepção aberta depois de determinada hora. Não posso deixar de pensar que se fosse em Portugal era uma boa oportunidade para meter 3 ou 4 pessoas num quarto de hotel sem que ninguém desse por isso. Aqui ( ou já ali à frente ) na Alemanha essa ideia nem sequer lhes passa pela cabeça




Ainda tenho 6 horas de bateria , mas vou desligar o laptop e ler um bocadinho como gerir para cima e como gerir para baixo, a gestão parental é interessante. Nada que eu já não soubesse, claro cof cof cof.
Se tiver internet ainda publico este texto. Senão amanhã no escritório .




Over and out

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

mudanças

Depois de 2 anos nesta empresa, fui finalmente promovida a team-leader e de um departamento novinho em folha.


Eu e mais 4 pessoas vamos ser responsáveis pelos Accounts Receivable de todos os países da Europa para onde vendemos, neste momento 8.


Estou feliz, cheia de vontade de trabalhar, de por as coisas a funcionar.



Vai ser interessante ( no mínimo ) ter uma italiana e uma alemã na minha equipa. Grande expectativa.



Vai ser interessante reportar a uma chefia que está nos E.Unidos a 6 horas de diferença horária.



Vai ser interessante ver as coisas a acontecerem, dar formação e apresentar resultados.



Vai ser interessante contactar directamente com tantos mercados .



Mas o mais interessante de tudo , e com alguma ironia ,vai ser ter o meu próprio gabinete , poder ouvir a minha musiquinha no ipod em vez da Rádio Comercial (grrrrr). Isso sim, é o que me faz festinhas na alma.




E como diz o meu chefe (novo) the sky is the limit.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

pois

Antes









Depois



Cambada de anormais ! E não me venham dizer que é arte, para mim foi apenas vandalismo.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

trocar olhares com a felicidade


Quem passou na Av.dos Aliados recentemente, deparou-se com um conjunto de estátuas, todas elas diferentes e todas elas iguais na percepção que cada um daqueles artistas teve no momento em que as imaginou : a sua visão.



Ao longo do tempo, todos nós somos contemplados com matérias- primas, sejam o rumo que dámos à (nossa) vida, à forma como influenciámos os outros , à maneira como estimámos os amigos , ao que fazemos da nossa carreira e uma enormidade de outras coisas como o sempre omnipresente amor, essa grande incógnita! Se tivermos em consideração que existem um sem número de variáveis independentes e autónomas, poderiamos ser levados a pensar que somos uma peça de xadrez nesse grande jogo da sobrevivência que não dominámos e para o qual não somos nem tidos nem achados .

Mas não, o que fazemos com o que nos compete, é da nossa responsabilidade, e mesmo que não façamos coisa alguma, deveremos assumi-lo com coragem, sem medo de sermos os únicos, porque todos os outros apenas esperam que um palerma dê o primeiro passo para se juntarem à festa.

A matéria-prima, a nossa essência , aquilo que somos e aquilo que nos tornámos, o caminho que percorremos é da nossa competência. Nada de assobiar para o lado e deixar o tempo passar, sim, amanhã é outro dia e os astros vão-se alinhar todos a nosso favor....blá blá blá

Estou tão farta de conversas de coitadinhos, de pobres desgraçados que pensam que o mundo gira à volta deles, que se colocaram no epicentro das banalidades e as consideram como o mais importante. Tanta falta de amor-próprio, tanta falta de auto-estima, ou simplesmente, tanto tempo a mais e haver alguém que (ainda) os ouça.




Vamos lá trocar olhares com a felicidade, porque no final só isso importa. A felicidade em qualquer uma das suas formas , até na unilateral.

domingo, 19 de julho de 2009

Semana 30

A próxima semana vai ser muito Intensa,Interessante e algo Intimidante . A nível profissional ,claro está.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Recreio

Às vezes o meu local de trabalho ( open space ) parece uma creche. Não há paciência para tanta infantilidade.

E com tanta gente a precisar de trabalhar!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

couch surfing

Ainda não sei muito bem o que pensar disto do Couch-Surfing. Porque para já parece-me só um grupo de pessoas que se juntam para beber uns copos e hang-out. Sim, já conheci algumas estrangeiras, nos copos e nos jantares.
Para saber ao certo, tenho que me decidir a receber alguém no meu sofá.

Há que ter humor ;)

que se f%&€#$


Ele está presente, raios o partam É a isto que chamam esqueletos no armário, ou será pedra no sapato. De vez em quando lá me envia uma sms como quem diz não te esqueci, deixa-te estar por aí. Como que a dizer..não te esqueças eu estou aqui e de vez em quando faço de conta que me lembro de ti. Porque se mantêm as pessoas em banho-maria? Eu que não gosto nada de assuntos mal resolvidos, coisas vagas sem nome próprio, tantas adaptações que se fazem da mesma coisa, tantas versões da mesma história.

Quero deixar-te cair, tratar-te mal, ser parva e estúpida contigo, mas não consigo, a lembrança do que senti é passado e é presente. Como renegar a mim mesma uma parte da minha vida, e ainda que o desfecho tenha sido uma desilusão gigantesca, o momento anterior foi bonito de se ver. Por mim, claro está. Para ti fui apenas mais uma com quem f%&€#$("#. A melhor, a única, a mais amada dizes tu agora, nunca me esquecerás dizes tu agora, esperas por mim dizes tu agora a vida toda, fizeste uma grande asneira, dizes tu.




Que se lixe, digo eu. Que se tivesse lembrado disso antes de fazer m$%&#.

sábado, 27 de junho de 2009

Um jantar Indiano

O P. tinha-me dito que o jantar era indiano e seria em casa dele, como tive uma sexta-feira especialmente atarefada não reflecti bem nesta informação, mas na viagem para casa dele pensei que era estranho ser uma coisa feita em casa, seria de algum take away?


Quando entro na cozinha deparo-me com 3 indianos a cozinhar, ou dois indianos e um paquistanês, WAW ! O meu amigo sabe fazer as coisas em grande !




A ementa foi :


- aloo jeera


- dal sam bar


- naan


- fried rice biriyami


- papad


- masala aloo







Estava tudo excelente, fiquei sentada ao lado dos cozinheiros Bharath, Vikram,Naman,Anurag e Saeed ( guys,I hope this names are correct ! )



It was everything excellent and it was an unforgettable experience . You know, next time my place, you promised ;)

quarta-feira, 24 de junho de 2009

São João na Ribeira do Porto e em Miragaia
















Saio de casa já tarde , depois das 23.00 , chego à beira-rio no preciso momento em que o primeiro foguete é lançado. Já não me recordo a última vez que fui ao S.João, seria miúda decerto, portanto já foi há muitos anos.









O plano era encontrar-me com os outros Couch-Surfers em frente ao Peter Café. Grande confusão, chego e pergunto pelo Miguel (CS) e um dos sócios do Peter. O Miguel apresenta-me de imediato outros Cs's e por ali fico à conversa.Esta experiência é muito recente, apenas me inscrevi no sábado passado e pelo que sei e me foi dado a conhecer é muito mais do que emprestar um sofá a alguém, geralmente estrangeiros, durante uma noite ou outra e assim poderem viajar com orçamentos muito mais reduzidos. Ser Cs é acolher pessoas e mostrar a cidade, trocar conhecimentos, conhecer culturas etc etc etc. Evidentemente conto fazer algumas viagens pela Europa desta forma, ainda que não o queira fazer sozinha. Veremos.









Tenho de confessar, ir ao S.João, passar a noite na Ribeira e de seguida em Miragaia, fez-me muito bem ao ego. Conhecer pessoas assim desta forma massiva é algo novo e foi uma experiência muito interessante, aconteceram várias coisas curiosas ao longo da noite, não só dentro do CS mas naquela multidão imensa de gente. Senão vejamos, uma miúda diz-me que sou parecida com a Diana Krall, outro sussurra-me ao ouvido que sou linda, variadíssimas pessoas falaram -me em inglês, outro pergunta-me a minha nacionalidade ao que eu respondo portuguesa ao que ele retorqui não, e eu concordei não, sou russa e ele ficou muito mais satisfeito, dois miúdos posam para uma foto junto ao rio e trocámos e.mails ( engraçado que no Santo António em Lisboa aconteceu-me a mesma coisa, mas desta vez uma miúda em pose junto a manjericos a Elsa Pires, Pires de praia lol ), encontro com um amigo que me acompanhou pelo resto da noite, e mais outro que já não via há algum tempo e que fez o favor de reparar em tudo que em mim que estava diferente ;) e tantas trocas de olhares , cruzes, tantas trocas de olhares !






Saint John rules :)









Este ano fui ao Santo António a Lisboa, fui ao São João e irei ao São Pedro (Afurada)...vai ser a tripla, para compensar anos e anos sem ir a nenhuma lol. Todas estas festas são diferentes, no Porto temos o martelo,o alho-porro e os balões a marcar a diferença com Lisboa, mas ambas à sua maneira são uma excelente oportunidade de "passear" a cidade. A pé,claro está.


domingo, 21 de junho de 2009

e desta não estava à espera

Depois de me tornar uma couch-surfing, depois de mais uma aula de alemão com a promessa de passar de nível se fizer o exame dia 27 (yupiiii), depois de um passeio muito agradável pelas ruas da cidade com a M e a C, depois do encontro que não existiu num sábado cheio de mal-entendidos, depois de adormecer no sofá , depois de ter passado pelo -2 e lhe ter conseguido corresponder ao cumprimento sem me lembrar das coisas especialmente más que me fez passar, depois de um filme lindo com a M ao principio da noite, depois de trocas de mensagens sobre o amor como uma escolha com alguém por quem sinto um carinho especial, depois disso tudo venho para casa e choro pelo caminho.



Uma mensagem azeda, um telefonema áspero, grosseiro e perfeitamente evitável de alguém que já tinha idade para ser ponderado , de alguém que não devia assumir pressupostos como verdades absolutas, de alguém que não me conhece . Detesto pessoas que fazem juízos de valor! Geralmente evito-as fazendo de conta que não existem, ignorando-as completamente. Se eu tivesse sido inteligente era o que eu devia ter feito há 2 anos atrás quando essa pessoa se cruzou a primeira vez no meu caminho!


Teria evitado ouvir um perfeito desconhecido dizer-me coisas que nunca tinha ouvido de ninguém, teria evitado ficar sem fala , e ter tido apenas força para gesticular com os lábios em surdina como um peixe fora da água, teria evitado desligarem-me o telefone na cara e sentir as lágrimas de raiva e frustração a caírem-me pelo rosto abaixo.


De nada adiantou a sms que chega de seguida a pedir desculpa pela agressividade e o arrependimento pelo forma bruta. Nesta altura da minha vida quero é paz e sossego e continuar a valorizar as coisas boas que tenho, os amigos excepcionais e todas as outras pessoas que me fazem sorrir e para quem eu acho que fço alguma diferença mesmo que pequenina. Não tenho paciência nem vontade de perdoar a má-educação. Acabaram-se as segundas oportunidades, I'm done.

No limite do amor



De volta ao Medeia para um filme excepcional . The Edge of love é mais do que uma biografia (poeta Dylan Thomas), é um filme que explora muito bem paixões, promessas quebradas e traições tendo por pano de fundo a guerra e a morte. Tem tudo a ver !

quinta-feira, 18 de junho de 2009

a não-escolha

Alimentar várias fogueiras ao mesmo tempo aumenta a probabilidade de me queimar.
E isso deixa sempre marcas.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

À Matilde

Nasceu uma princesa, uma estrela .


Com 49 centímetros e três quilos e novecentas gramas.


Bem vinda !



terça-feira, 16 de junho de 2009

depois do descanso


Amanhã é dia de regresso ao trabalho. Nestes dez dias aprendi tanta coisa, aprendi que os amigos conhecem-se de formas inesperadas ( ABC team forever ) e que as coisas que não têm de ser, simplesmente não acontecem!

domingo, 14 de junho de 2009

ouvi dizer

O tempo continua a passar tic tac tic tac adormeci e perdi duas ou três horas de nada de vazio continua a incerteza a dúvida a impaciência a falta de calma a irritação pelo que não consigo controlar não consigo não devo dizer ou pedir mas como me apetece e agarra-me uma réstia de esperança e impede-me o desespero de palavras levadas ao expoente máximo e a cidade continua deserta e alguém escreveu o teu nome em toda a parte não vou procurar quem espero mais uma vez ou menos mil que interessa estou de partida as ruas estreitas e apertadinhas esperam-me assim como as ondas que persistem em invadir-me e tudo por querer mais do que a vida continua a ser a sombra do que sou agora tanto me faz e chegamos ao fim da canção páro para dormir e a tarde para voltar atrás e vou dizer até me ouvir e vou parar quando sentir não haver motivo algum para negar



sábado, 13 de junho de 2009

não podia ser pior

Devido a um problema de saúde e mais tarde de orientação lá acabei por ficar no H. Hoje sábado há animação. Ao mesmo tempo em que escrevo isto , canta-se e toca-se para estes lados., JC não podia ser pior , covers vomitados por catálogo. Desde Abrunhosa a Diana Krall , passando por Fafá de Belém (do Brasil) tudo se ouve minha gente. Mas mal.
Vou subir e ver um filme, já não aguento mais. 

Chã e Champanhe

Já não restam dúvidas, depois desta(s) escapadelas, o regime tem de começar :)





Almocei bacalhau com coentros num sítio bem simpático muito perto do Hotel. Não sei se foi por estar de máquina fotográfica ou se é mesmo pelo meu carisma inato ( eheheheh) mas toda a gente foi extremamente simpática. E se tinha gostado repetido à exaustão até porque não comi o pudinzinho todo e a insistência para provar uma oferta para compensar não ter comido a "casca" do pudim. Sim, eu sei, se não gosto de caramelo porque insisto... aliás - mais - porque é que insisto na sobremesa!





O sítio é muito bonito, aqui ficam algumas fotos.

Fui convidada para uma jantarada mais logo. Oh JC mais uma desgraça :p




Beijos & Abraços










Santo António (Tony para os amigos)

A noite de Santo António foi muito além das minhas expectativas. Sim, tinha-as :)
Tendo uma base de comparação - o St Johny no Porto - estava decerto curiosa para saber o que Lisboa conquistada aos mouros com muito custo me teria para oferecer.



E ela deu, oh se deu :)



Passamos nos bairros da Graça e de Alfama,jantámos sardinhas numa tasca não sei bem onde, vimos pessoas . Resmas e paletes de gente. De todos as formas e em todas as posições :p



Fizemos parte da linha 28 e quero voltar lá de dia.



Agradeço a fabulosa companhia dos três lisboetas (...)que fizeram o favor de me deixarem ir com eles or the other way around ( cof cof cof ) Miguel A. Ana B. Hugo C.Os meus amigos ABC :)