sábado, 21 de fevereiro de 2009

conhecer pessoas

Como se conhecem pessoas? Como passámos da troca de olhares à troca física de vozes, sons, suspiros, opiniões e descobertas? Já tenho discutido este assunto com amigos, homens e mulheres e chegámos à conclusão que é um pouco difícil que isto aconteça de uma forma simples e descomplexada.
Eu nunca conheci ninguém num bar nem numa discoteca, conheci uma vez uma pessoa à porta de um wc de uma casa de banho, tinha-me seguido desde a mesa ao lado da minha e confesso que foi muito excitante, aquela coisa de escrever o nr de telefone num guardanapo, a troca de olhares anteriores, os sorrisos, enfim.... a história continua mas agora não interessa nada eheheh.

O comportamento "caçador-presa" em que o homem é naturalmente o que caça ( não ler isto com sentido depreciativo) começa a cair em desuso, uma vez que as mulheres reinvidicam cada vez mais para si essa parte activa. Elas sabem cada vez mais o que querem e vão atrás, os homens uns assustam-se e fogem,não conseguem lidar com personalidades decididas, outros acham-se o máximo , vangloriam-se e não perdem a oportunidade de aproveitarem (aqui ler no mau sentido) sem perceberem ,coitados, que a pessoa que tomou a iniciativa pode ser tudo menos superficial, nem oferecidas, apenas uma pessoa que viu uma oportunidade de conhecer alguém potencialmente interessante . Mas se assim é, também não interessa,problema resolvido.

Volto à questão inicial, como se conhecem pessoas digámos, homens inteligentes, que sabem que a igualdade de direitos existe, que não são preconceituosos . Esses sim, gostava de saber como se conhecem. Ponho um anúncio, espero que me bata à porta,tomo a iniciativa tipo tentativa-erro?

Vivemos numa sociedade em que as pessoas se isolam cada vez mais atrás de um computador e de uma ligação à internet, eu sei, eu estou aqui também. Conheço cada vez mais pessoas que estão sozinhas, sem um companheiro, uma namorada, porque há um medo crescente de falhanço e a única forma de o evitar é nem sequer tentar. Eu sei, ou devia saber. Ainda não atingi esse ponto do descrédito total mas estou lá muito perto. Sinto-o.

5 comentários:

  1. Lembro-me de, em criança, uma vez me ter questionado sobre a forma como as pessoas chegavam a conhecer-se. Não compreendia que circunstâncias levara a minha mãe e as vizinhas à conversa.

    Na adolescência, não havia viagem que fizesse sozinha de Trás-os-Montes a Lisboa que não conhecesse e não entabulasse conversa com alguém.

    Como adulta, tudo é diferente. Troco facilmente algumas palavras com um colega que acabe de chegar, mas daí até um relacionamento, mesmo que seja só de amizade, o passo é gigantesco.

    Claro que tudo depende, não só da idade, mas do temperamento.

    Bom fim-de-semana e bom Fantas! Bjs

    ResponderEliminar
  2. @Deep :
    é mesmo isso amiga, há passos tão pequenos e gigantescos ao mesmo tempo. a sociedade condiciona todos os nossos comportamentos, quer queiramos quer nao. Daí a internet ser um facilitador . não convém é deixarmo-nos mt tempo enredados no meio.
    há milhares e milhares de pessoas sozinhas, porque não se relacionam na vida real? por amizade, companheirismo, amor qui ça ?
    tenho alguns amigos que não namoram, e por isso saímos juntos muitas vezes, quando namorámos deixámos sempre os amigos de parte. Felizmente já deixei de cometer esse erro há alguns anos.
    fica bem e bom carnaval. quando vieres visitar a tua afilhada avisa-me .
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. não deixes que chegue esse "ponto de descrédito" porque essa tua vontade de querer conhecer gente nova mesmo correndo o risco de errar novamente é uma qualidade que eu te invejo, e com certeza vais encontrar alguem interessante, assim como - não te faço favor nenhum a dizer isto e há que o dizer - alguém te vai encontrar a ti.

    ResponderEliminar
  4. @Paulo :
    yeap, as coisas acontecem quando menos se esperam.
    espero-te amanhã na entrada às 23.10 (eu já vou lá estar há umas horas )
    beijinhos

    ResponderEliminar