domingo, 22 de agosto de 2010

as mulheres



As mulheres são superiores? Certo, dizem grandes escritores da nossa praça. As mulheres são melhores? Certo, dizem-me as outras mulheres que me rodeiam e me educam, nesta coisa a que gostámos afectuosamente de chamar vida.


Mas somos superiores e melhores em quê, mais concretamente?! Na dor? - pergunto eu, que não percebo nada disto. No espírito de sofrimento? - pergunto eu, que estou confusa. Na forma como planeámos o dia, o que fazer ao jantar, nas listas de supermercado, nos horários da escola, do ginásio, dos fatos na lavandaria, na compra do pão, na mudança dos lençóis? - pergunto eu, que não uso relógio!


Leio o que escreve o Zink e o Mec ( oh, que familiaridade ) e penso opá, é mesmo isto...estes dois senhores sabem o que dizem, as mulheres são mesmo assim, que grande elogio mas logo de seguida paro e penso que a questão essencial nunca se levanta , ou seja, nós somos superiores e melhores e o que ganhámos com isso?! Somos mais felizes por isso ? - não me parece. Atrevia-me até a dizer, que se lixe a superioridade e essa treta que somos muito queridas e resolvemos tudo e que a casa não funciona sem o nosso toque de orientação, ou que o marido vai com a gravata torta para o emprego. As mulheres têm dias , e hoje não é o meu.


foto de Lionel Gadras

3 comentários:

  1. @a mim parece-me que o domínio se inverteu, e que a "vantagem" se dilui rapidamente. o que é uma pena. Eu que trabalho desde os 18 e que tenho uma carreira, não me importava nada de ficar a tomar conta dos filhos e a trocar receitas com as vizinhas. Agora a sério: a sociedade alterou muito nas últimas 2 décadas, a posição da família na educação torna-se cada vez mais irrelevante na educação, o papel da mulher desapareceu ou sou eu que estou a ver mal as coisas? A minha questão é : continuamos a ser melhores?! Não nos estaremos a aproximar irreversivelmente do modelo masculino, leia-se , os que não são tão bons?

    Gostava muito de ler esse texto.

    ResponderEliminar
  2. A forma como a mulher lida com os conflitos é diferente, o modo como procura alianças também...
    Observa um grupo de homens e depois um grupo de mulheres...as diferenças são bem patentes. Eu não acho que as mulheres sejam melhores, são apenas diferentes...

    ResponderEliminar
  3. Mulheres melhores?Melhores mulheres?Melhores seres, séries de seres melhores?Ser mulher--é uma coisa. Seres, ceras, cerejas que são como as mulheres e as conversas.Convexas, pois claro.
    Não!( ex-clamo eu)a diferença está no sorriso.Certos sorrisos certas mulheres uma certa luz.Há mulheres que sorriem como se tivessem de iluminar o mundo e afastar a noite.
    Perdidas no azul com um sorriso em cima dos lábios, mãos no sorriso. Electricidade estética, filo-sofia.Eu vejo sorrisos assim e caio do meu pe-destal( cristal).E fico sombra dentro dessa luz.

    ResponderEliminar