segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Envolvimento e Compromisso


"Um certo dia um velho sábio desejou compreender a diferença entre envolvimento e compromisso. Estudou vários e longos anos, gastou muito tempo lendo compêndios diversos, freqüentou um número incontável de escolas, porém, não conseguiu atingir o seu alvo. Cansado, o velho sábio resolveu tirar umas férias, seguindo imediatamente para uma fazenda no interior do seu país. Chegou ao local tarde da noite e procurou dormir. Bem cedo, o sábio levantou e foi tomar um saboroso café, tendo à mesa um prato com ovos e bacon , naquele instante o sábio disse: Achei! Achei! A galinha se envolve neste café doando os seus ovos, mas o porco está comprometido com ele, porque compartilha da sua própria vida para dar este alimento. Eis aí a diferença".


A vida assemelha-se muitas vezes a fábulas, ainda que nem sempre tenhamos o discernimento de as identificar logo à partida.

Ocorre-me muitas vezes esta do bacon com ovos para exemplificar os diversos patamares em que um relacionamento pode estar ou não situado. A vida é deveras complicada e ao mesmo tempo deveras rápida para que as pessoas lutem pelo Amor que julgam sentir. Para dançar o tango são precisos dois, acho que apenas um faria um papel ridículo, apalhaçado e parvo, ainda que haja quem tente.

Aceitar as coisas tais como elas são, faz-me sempre viver a vida de uma forma intensa , sem ressentimentos que me tornariam uma pessoa amargurada ou desiludida. Estou nesta vida de passagem, esta é a vida que tenho e quero viver e não fazer de conta . Não me compete a mim fazer a apologia de tudo o que sou ou sinto, cabe a alguém que se tornará especial, o mais de todos, identificar-me peremptoriamente e lutar pela felicidade conjunta.

Um relacionamento a dois é equiparado a uma linha de comboio...seguem lado a lado o mesmo destino. Enfim, sou uma romântica patética,hoje especialmente.




Disse uma vez um jornalista a Vinícius de Moraes:
-Quantas vezes você vai casar poetinha?
Ao que Vinicius respondeu:
-Todas as vezes em que eu amar.
-E quantas vezes você vai amar?
-Quantas forem necessárias.

2 comentários: