sexta-feira, 1 de agosto de 2008

As mulheres têem fios desligados , António Lobo Antunes

Há uns tempos a Joana


-Pai, acabei um namoro à homem


perguntei como era acabar um namoro à homem e vai a miuda


- Disse-lhe o problema não está em ti, está em mim


o que me fez pensar como as mulheres são corajosas e os homens covardes.Em primeiro lugar só terminam uma relação quando têm outra.Em segundo lugar são incapazes de


- já não gosto de ti


de


-Não quero mais


chegam com discursos , circulares


-preciso de tempo para pensar


Não é que não te ame, amo-te,mas tenho de ficar sozinho umas semanas


ou declarações do genero de


-tu mereces melhor do que eu




-estive a reflectir e acho que não te faço feliz



-necessito de um mês de solidão para sentir a tua falta



E aos amigos



-dá-me os parabéns que lá me consegui livrar da chata



-custou mas foi



-amandei-lhe aquelas lérias do costume e a gaja engoliu



-chora um dia ou dois e passa-lhe



e pergunto-me se os homens gostam verdadeiramente das mulheres.Em geral querem uma empregada que lhes resolva o quotidianio e com quem durmam, uma companhia porquê têem pavor da solidão,alguém que os ampare nas diarreias,nos colarinhos das camisas,nas gripes,tome conta dos filhos e não os aborreça. Não se apaixonam:entusiasmam-se e nem chegam a conhecer com quem estão.Ignoram o que ela sonha,instalam-se no sofá do dia a dia,incapazes de introduzir o inesperado na rotina,sõ são ternos quando querem fazer amor e acabado o amor arraanjam um pretexto para se levantar



(chichi,sede,fome,a janela de que se esqueceram de baixar o estore)



ou fingem que dormem porque não há paciência para abraços e festinhas,pá, e ao respiração dela faz-me comichão nas costas, a mania de ficarem agarrados à gente,no ronhónhó,a mania das ternuras ,dos beijos,quem é que atura aquilo?




(...)



Meu Deus,que pena me dão as mulheres.Se informam



-já não gosto de ti



se informam



-não quero mais



aí estão eles a alterarem a agressividade com a súplica,ora violentos ora infantis, a fazerem esperas,a chorarem nos SMS a levantarem a mãozinha e, no instate seguinte a ameaçarem matar-se, a perseguirem, a insistirem, a fazerem figuras tristes, a escreverem cartas lamentosas e ameaçadoras, a entrerem pelo emprego dentro, a pegarem no braço, a sacundirem, a mandarem flores eles que nunca mandavam flores,a colocarem-se de plantão à porta dado que aquela puta há-de ter outro e vai pagá-las, dispostos a partes-gagas,cenas ridiculas,gritos.


(...)



Nãao tenho nada contra os homens:até gosto de alguns.Dos meus amigos.De Schubert,De Ovidio.De Horácio,de Virgilio.De Velasquez.De Rui Costa.De Einzenberger.Razoável,a minha colecção.Não tenho nada contra os homens a não ser no que se refere às mulheres.E não me excluo:fui covarde,idiota,desonesto.



Fui



(espero que não muitas vezes)



rasca. Volta e meia surge-me na cabeça uma frase de Conrad em que ele comenta que tudo o que a vida nos pode dar é um certo conhecimento dela que chega tarde demais.Resta-me esperar que aindaa não seja tarde para mim. A partir de certa altura deixa-se de jogar às cartas connosco mesmos e de fazer batota com os outros. O problema não estã em ti, está em mim, que extraordinária treta. Como os elogios que vêm logo depois;és inteligente,és sensível,és boa,és generosa,oxalá encontres etc, que mulher nãao ouviu bugigangas destas?



Uma amiga contou-me que o marido iniciou o discurso habitual



-mereces melhor do que eu



levou como resposta



- pois mereço.rua!



Enfim, mais ou menos isto , e estou a ver a cara dele à banda.Nem uma lágrima para amostra.Rua. A mesma amiga para uma amiga sua



-o que faço às cartas de amor que me escreveu?



e a amiga sua



-manda-lhas .Pode ser que lhe façam falta.



Fazem de certeza:é só copiar mudando o nome.Perguntei à minha amiga



-E depois de ele se ir embora?



-Depois chorei um bocadinho e passou-me.



O escritor que eu mais gosto! Esta crónica foi publicada na Visão nr.804 de 31/Jul/08

8 comentários:

  1. Fiquei com a sensação que falta um bocadinho do texto no fim, mas, de qualquer das maneiras, obrigada pela transcrição. Li num bar, adorei e não encontrei em mais lado nenhum.

    ResponderEliminar
  2. ALB já não me surpreende. Foi "amor à primeira vista" :)

    ResponderEliminar
  3. Aqui nasceu o Espaço que irá agitar as águas da Passividade Portuguesa...

    ResponderEliminar
  4. tem graça que estava para publicar um texto que li num livro que ando a ler dele, mas depois deu-me a preguiça. se calhar vou mesmo transcreve-lo para o blog.

    "
    A partir de certa altura deixa-se de jogar às cartas connosco mesmos e de fazer batota com os outros."

    ResponderEliminar
  5. As mulheres...E os homens...
    Sabes, quem escreve assim passou pelo dois lados... Teve de ser.
    Havia muito para dizer, mas o que importa é mesmo que... Os homens muitas vezes ligam os fios... Sim pode parecer incrivel, mas há homens que amam... Simplesmente amam...


    O Gato

    ResponderEliminar
  6. Já tive repetidamente a prova de que as mulheres são, de facto, mais objectivas e directas do que os homens... gostei do texto (aliás, gosto particularmente do Lobo Antunes das crónicas).

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. não vais contar novidades das férias?! continuação de bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. o Lobo Antunes, escritor que admiro sobremaneira , nada mais faz aqui do que um apanhado dos clichés que o senso comum usa e abusa para falar das relações entre homens e mulheres.. diz pouco , todos e todas já ouvimos isto , já inventámos mais qualquer coisa para o o afectivo, para o pronunciarmos fora deste instituido modelo... mas o escritor fica pela rama....
    _______________________ cordialmente

    JRMarto

    ResponderEliminar