sábado, 18 de abril de 2009

coisas

Gosto de pensar, vá-se lá saber porquê.... Enquanto ouço música, - Jens Lekman - penso como as hormonas são tramadas, como há coisas que sinto de uma maneira ou de outra dependendo do dia do mês em que me encontro. O mais lixado, ou se calhar não, é ter perfeita consciência disso. E o que me tornará a cada passo uma pessoa melhor, é saber lidar com isso. Conheço-me bem, pelo menos o suficiente para ter a certeza de tudo o que sinto e da forma como isso me afecta. Sei qual é o caminho para me tornar imune e sei que tenho opções que dependem exclusivamente de mim e ainda que surjam relacionadas com tudo o resto, a responsabilidade de optar é uma coisa privada,independente.
É tão mais fácil culpabilizar os outros pelas causas/efeitos da nossa vida . É tão mais fácil a desresponsabilização do que somos e do que fazemos, engana-me que eu gosto.É tão mais fácil porque temos assim a desculpa perfeita para o nosso fracasso, que é nosso mas parece ser de todos menos de quem participou activamente, de quem esteve lá de facto.
Assumir que há coisas que nos ultrapassam ,que se desenvolvem contra a nossa vontade é uma coisa, tentar fazer com que a culpa seja de alguém é outra coisa completamente diferente. Afinal somos adultos e já não vivemos no mundo da fantasia, dos ideais e dos contos de fadas.
Continua a tocar Jens Lekman, and I remember every kiss.

3 comentários:

  1. Já li que "errar é humano, colocar as culpas no computador é...melhor". :):)

    Nem sempre as nossas opções são as melhores e mais aborrecido é quando temos a certeza que algo nos incomoda e...insistimos.

    Mas, como diria o outro: "ninguém é perfeito".

    Tudo de bom;)

    ResponderEliminar
  2. Em Psicologia o fenómeno de que falas chama-se Atribuição Causal de Responsabilidade (Causal attribution). É uma caracteristica humana e manifesta-se de forma Interna ou Externa. Tu falas da forma Externa que é quando são os factores externos que levam com as culpas dos nossos dissabores e fracassos.
    Já a Atribuição Causal de Responsabilidade Interna é o inverso, é quando assumimos naturalmente a responsabilidade pessoal (ler: o mérito) do que de bom nos acontece, como se apenas o devessemos a nós.
    Mas continua sobretudo a pensar Gala, ainda bem que pensas (e tão bem que escreves o que pensas!), e continua a ouvir música, que é um óptimo amplificador de emoções, muito mais do que as hormonas.
    Bjs
    F

    ResponderEliminar
  3. Pois é, as hormonas..Mas somos tudo isso: hormonas, emoções, raciocínio, intuição e somos também as opções que fazemos. Tentativa/erro e aprendizagem: nova tentativa. Pior do que não assumir responsabilidades pelas decisões (pôr a culpa nos outros ou no destino) é deixar que a vida nos passe ao lado.

    ResponderEliminar