sexta-feira, 3 de fevereiro de 2006

o lince do olhar penetrante

Ao ajudar o meu sobrinho num trabalho pra escola sobre espécies em extinção, deparo-me com este lindo animal que se encontra em vias de desaparecer completamente - aliás, em Portugal já não há - deviam até mudar o nome de Lince Ibérico para Lince Espanhol...bem, gracinhas à parte...o facto é que esperámos que os nuestros hermanos (!) nos emprestem alguns...para os conseguirmos reproduzir em cativeiro....( no further comments )
Será o Homem também um animal em vias de extinção?Afinal não será o Homem a causa e a consequência de todas as barbaridades que ocorrem na Natureza? Quem poderá proteger o Homem de si mesmo?
«Sou um Lince Ibérico (Lynx pardellus), espécie única no mundo, mamífero carnívoro nocturno com pouco mais de 1 m de comprimento, 20 kg de peso, vivo nos mais solitários e intrincados montes das serranias da Península Ibérica.... minhas patas são largas e almofadadas, o que me permite andar em silêncio e meus olhos amarelos esverdeados assombram todos os que me olham, pois a minha visão é penetrante. Pertenço a uma espécie protegida, pois é mais uma das que se encontra em PERIGO DE EXTINÇÃO. Apenas sobram 150 em 2 grupos: Um em Doñana e outro em Sierra de Andújar! Está nas vossas mãos a esperança de ainda nos salvarmos. » Foto : Catatua Belinha em www.olhares.com Música : Bebel Gilberto & Arto Lindsay, obrigado

Sem comentários:

Enviar um comentário